PT
EN

QUINTA DA ATELA LANÇA A PRIMEIRA AGUARDENTE VÍNICA CAPELA DA ATELA COM CERTIFICAÇÃO DOC DO TEJO XO

Foi apresentada oficialmente aquela que é a primeira aguardente vínica com selo de qualidade e certificação DOC do Tejo, garantia atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).

Produzida pela Quinta da Atela, em Alpiarça, e sob a marca 'Capela da Atela', insere-se na categoria Velhíssima ou Extra Old (XO), com 20 Anos. Tem ainda a particularidade de ser feita predominantemente com uvas da casta Fernão Pires, o que lhe confere o "estatuto" de monovarietal.

Para Luís de Castro, presidente da CVRTejo, este é "mais um passo na valorização do território, dos seus produtos e pessoas, sendo que a actividade económica depende inteiramente desta tríade. Estamos perante uma aguardente peculiar, pela sua idade, extrema pureza e sabor".

A excelência da 'Capela da Atela Aguardente Vínica Velhíssima XO 20 Anos' começa na vinha, uma 'vinha velha' com predominância de Fernão Pires (87%) – e presença de outras castas, como Boal de Alicante, Tamarez e Tália, em pequenas percentagens. Situada em frente ao atual espaço de enoturismo da Quinta da Atela foi, infelizmente, extinta. Uma cuidadosa seleção dessas uvas, vindimadas precocemente, deu origem a um vinho jovem, pleno de acidez, frescura e aromas exuberantes. Depois da fermentação alcoólica, este vinho foi destilado e resdestilado em alambique de "Charantais" – a fogo directo em pote –, uma técnica ancestral típica da região de Cognac, em França.

Um trabalho de mestria, feito por um destilador com décadas de experiência nesta técnica, que imprime à aguardente uma finesse, elegância e complexidade não comparada a outras e que consegue traduzir muito melhor a matéria-prima que lhe dá origem. Após redestilação, a aguardente estagiou, durante cerca de 20 anos, em barricas novas de carvalho francês "Limousin" e português, com capacidade de 225 litros.

Segundo António Ventura, enólogo da Quinta da Atela, esta é uma aguardente de grande nobreza, com uma cor âmbar profunda e evidência de notas de frutos secos e especiarias finas, no nariz. Na boca, é sedosa e envolvente, com um final longo e de enorme persistência. Ideal para complementar o final de uma refeição com todo o requinte e prazer. Deve ser servida, de preferência, em copo de balão e a uma temperatura entre os 16 e 18.ºC.

Distinta pela sua singularidade e sabor, a 'Capela da Atela Aguardente Velhíssima XO 20 Anos' está disponível numa packaging a condizer, em que a garrafa tem capacidade de 700 ml. Pode adquiri-la na loja física da Quinta da Atela em Alpiarça ou na Loja online aqui

O nome e os elementos presentes no rótulo desta aguardente são inspirados, como o nome indica, na capela da Quinta da Atela, tendo partido de uma ideia do jornalista Fernando Melo, eleito como "o padrinho" deste novo produto da região do Tejo. 

ENTRAR EM CONTACTO CONNOSCO
Autorizo a utilização destes dados para efeitos de marketing e Li e Aceito a Política de Privacidade