PT
EN

AQUISIÇÃO DA INTERSUÍNOS PELA EUROESTE POTENCIA ATIVIDADE EXPORTADORA PARA ÁSIA E AMÉRICA

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou no passado dia 09 de dezembro ter dado luz verde à aquisição de 50% da produtora de suínos Intersuínos pela agropecuária Euroeste, que integra o Valgrupo, considerando que a operação não cria entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados identificados.


Com a aquisição de metade do capital da Intersuínos, a Euroeste fica sócia de Nuno Fernando dos Santos Correia nos restantes 50%, o que reforça com este negócio a sua posição no mercado da suinicultura. Esta aquisição visa fomentar os mercados internacionais das empresas, principalmente no que respeita à exportação do setor agropecuário na Ásia e Américas Central e do Sul.

A Intersuínos – Suínos de Portugal opera na produção de suínos e detém o controlo da sociedade Intersuínos Transportes, que se dedica ao transporte de suínos e de rações, tendo um volume de negócios em torno dos 15 milhões de euros e empregando cerca de 70 colaboradores.

Tal parceria fortalece as relações entre as sociedades e a ligação comum que já se verificava há vários anos, através da detenção de empresas comuns como a Agrupalto, Maporal, Socampestre e Soclabreport, traduzindo-se, segundo os intervenientes, num "reforço da posição no mercado e criação de um conjunto de sinergias, permitindo a criação de uma visão estratégica para o setor", permitindo assim uma redução dos custos de produção e o incremento da posição no mercado.

Afirmou o presidente do ValGrupo, Sr. Fernando Vicente, à agência Lusa que "Esta criação de sinergias pretende consolidar uma intervenção conjunta no mercado nacional, dando força a ambos os lados para enfrentar mercados internacionais, onde conjuntamente teremos uma maior capacidade de crescimento. 

Por sua vez, o administrador da Intersuínos, Nuno Correia, refere que "a parceria irá permitir uma redução dos custos de produção e o incremento da posição no mercado, o que será conseguido pelo aprofundar das relações entre as sociedades, onde a ligação comum já se verificava há vários anos. Num momento em que a economia nacional procura maior dinamismo, estas sociedades unem-se para criar, mais do que negócios internos, pontes estratégicas ao nível da exportação", sendo o principal objetivo entrar nas grandes praças de exportação deste setor, em particular na Ásia, assim como em países da América do Sul e América Central".

"Esta estratégia, consequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, levou a que os matadouros da Valsabor e da Maporal se encontrem, neste momento, entre o estrito conjunto de matadouros portugueses com autorização para exportar carne de suíno para a China, cumprindo os rigorosos 'standards' de qualidade exigidos pelo mercado chinês", destacam ambos os sócios.

ENTRAR EM CONTACTO CONNOSCO
Autorizo a utilização destes dados para efeitos de marketing e Li e Aceito a Política de Privacidade